Clicando na imagem abaixo, você terá acesso ao documentário Ruído de Minas, que mostra a história do Heavy Metal em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mas antes de vê-lo, você vai precisar de uma introdução. Esta, leitor, é a história verdadeira do Rock no Brasil que a Mídia não mostra...
![](http://4.bp.blogspot.com/_Wc7kTwCjGlg/TAHCOqIGLuI/AAAAAAAADDM/uXvBRPYS1v0/s320/web%5B1%5D.jpg)
![](http://2.bp.blogspot.com/_Wc7kTwCjGlg/Srb26MExxYI/AAAAAAAAA2I/uxZ_LEZsDbQ/s200/Witch+-+Ode+to+Death%5B1%5D.jpg)
Na década de 80, com o fim da ditadura, o Brasil abriu espaço para o estrangeirismo, popularizando mais o Rock N' Roll, que só tinha movimentos pequenos como a Jovem Guarda, apesar de sua grande repercussão. Isso mudou quando no início dos anos 80 vários estados brasileiros mostraram cenas de Rock/Heavy Metal diferentes:
Em Brasília surgiu o Punk Rock, em oposição ao governo central e burguesinhos escrotos. Em Brasília surgiu Plebe Rude, Aborto Elétrico (que deu a luz aos filhos abortados Capital Inicial e Legião Urbana) e uma cena do Punk Rock, que se irradiou em outros estados como Rio Grande do Sul e São Paulo. Já no No Rio de Janeiro e São Paulo surgiu o chamado Pop Rock Brasileiro, que tem bandas como Blitz, Ira!, Engenheiros do Hawaii, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Barão Vermelho, e outros consagrados até hoje, sendo ícones da música nos anos 80. Já o primeiro brilho de Heavy Metal que o Brasil viu veio de Belém do Pará com a banda Stress, e logo depois no Rio com o Dorsal Atlântica. Apesar da pouca repercussão no país, Minas Gerais absorveu essas influências e foi a cidade que abraçou o Heavy Metal. Assim surgiram Holocausto, WitchHammer e Sarcófago, e mais precisamente em BH, o Chakal, Overdose, Sexthrash e The Mist, que se dividiam entre Thrash, Death e Black Metal.
Principais influências
De início, BH nao tinha um ritmo musical característico ou alguma coisa que trouxesse uma identidade à cidade, o que facilitou esta a adotar o Heavy Metal como parte de sua cultura, assim como a Finlândia adotou o Metal Sinfônico como ritmo característico.
Além disso, as bandas que os grupos de BH falaram no documentário que receberam influência foram: Twisted Sister, Accept, Motörhead, Kiss, Anthrax, Manowar, Venom e Iron Maiden. Quando estes grupos de BH ouviam tudo isto, pensavam em fazer um som mais pesado, principalmente mais pesado que o Iron, que era considerada (era?) a melhor banda da época. O resultado: todos os grupos de BH conseguiram fazer sons mais pesados, e como dito antes, divididos entre Thrash, Death e Black Metal.
BH Heavy Metal
A cena metaller em BH causou repercussão em programas de rádio e TV locais, que não tinham atrações chamativas na época e decidiram mostrar o que BH tinha de novo pra mostrar: puro Heavy Metal. Vários gringos vinham para BH para ouvir o novo som pesado brasileiro, e bandas de renome lá fora vieram rapidinho quando souberam que BH também era True.
Com a cena em alta, BH virou a nova Woodstock. O Espírito do Rock imperava nas ruas de BH, tanto que haviam brigas entre punks e blackeneds, headbangers e playboys burguesinhos que Cazuza odiava tanto. Além disso, as bandas nativas tiveram muito reconhecimento no Brasil, mas um conhecimento mínimo fora do país. Isso se deve à escolha delas de cantar em português. Como elas mesmo dizem: não fazemos som lá pra fora, e sim pra aqui dentro.
![](http://4.bp.blogspot.com/_Wc7kTwCjGlg/SrgSXDSV-PI/AAAAAAAAA3A/xDx0onIs6ws/s200/6454%5B1%5D.jpg)
![](http://4.bp.blogspot.com/_Wc7kTwCjGlg/Srb4QYx-kuI/AAAAAAAAA2g/xSRCGPDuQYM/s200/bandaholocausto1...%5B1%5D.gif)
![](http://3.bp.blogspot.com/_Wc7kTwCjGlg/Srb4hmcoWhI/AAAAAAAAA2o/V9n36Zjzd9s/s320/sepultura%5B1%5D.jpg)
Mundo normal
Com vários festivais e shows, inclusive o nascimento do projeto Rock In Rio acontecendo, a grande Mídia não poderia deixar de noticiar estes acontecimentos - o que não quer dizer que não poderiam deturpá-los e mostrá-los com outros olhos, enganando as pessoas não familiarizadas com o assunto. Rapidamente a grande Mídia implantou na cabeça dos telespectadores os velhos conceitos que a Mídia americana (leia-se mundial) tem sobre o Rock e Heavy Metal: os fãs do estilo são malucos, drogados, baderneiros, criadores de confusão, marginais, depravados, pervertidos, descontrolados, sem-cultura e outras denominações parecidas. Isso foi suficiente para que os alienados acreditassem e chegássemos ao cenário atual: todo mundo achando que Skank, Jota Quest, Nx Zero e Cine são Rock. Algumas pessoas até se perguntam onde foi parar o bom Rock que hoje está nas mãos dos adolescentes, devido à crença que estas bandas são de Rock, o que logicamente não são.
Sim, é difícil pensar dessa forma quando somos ensinados há vários anos que isto é Rock... e vemos o impacto que este simples pensamento gera: rejeição pela Sociedade que ainda valida estas bandas como Rock; desprezo do Sistema que não oferece acesso à informações e uma proximidade maior com o gênero; e ignorância da Mídia, que simplesmente não quer saber se você está interessado em um assunto, e ao invés disso impõe e apresenta aquilo como verdade.
***
Como é possível que BH tenha sido quase uma Woodstock sem o conhecimento das pessoas? Sai da Matrix e descobre um mundo novo